Origens da Freguesia ...
Concello de Canidelo de 1363-1375
Em Novembro de 1363, D. Pedro cria o Concelho de Canidelo, em resposta a uma petição dos moradores do lugar, outorgando-lhe direitos e prerrogativas inerentes: terem cadeia e juiz eleito:
«...A vos concelho y homes boos da mynha qyta de Canydello saude vy vossa carta que me envyastes dizer que eu vos fizera mercee e vos dera mynha carta em que VOS fiz ysentos y mandey que vos puzera juys de vosso foro e que o elegiades cada huu ano e querendovos fazer graça y mercee p vos avedes toda jurdiçom civel y cminal outorgovos que posades aver cadea. »
Em 1340 D. Constança chega a Portugal para casar com D. Pedro ....
LER +
As terras que compõem o Concelho de Gaia, a que SANTO ANDRÉ DE CANIDELO pertence, já existiam no período neolítico e têm forte implantação da romanização, como o provam instrumentos de pedra polida e picos asturienses, encontrados entre Canidelo (Lavadores) e Valadares.
Dezenas de mamoas falam do período megalítico; cerâmicas marcam o do bronze e numerosos castros são indícios da Idade do Ferro.
Serão os romanos que, a partir do séc. 1, organizam e romanizam as populações dos castros. Não é desconhecida a existência de um castro em Canidelo, como o comprova a sua toponímia.
LER +