O CONCELHO DE CANIDELO

Em Novembro de 1363, D. Pedro cria o Concelho de Canidelo, em resposta a uma petição dos moradores do lugar, outorgando-lhe direitos e prerrogativas inerentes: terem cadeia e juiz eleito:

«...A vos concelho y homes boos da mynha qyta de Canydello saude vy vossa carta que me envyastes dizer que eu vos fizera mercee e vos dera mynha carta em que VOS fiz ysentos y mandey que vos puzera juys de vosso foro e que o elegiades cada huu ano            e querendovos fazer graça y mercee p vos avedes toda jurdiçom civel y cminal outorgovos que posades aver cadea. »

Em 1340 D. Constança chega a Portugal para casar com D. Pedro ....

LER +

ELEMENTOS DA HISTÓRIA

As terras que compõem o Concelho de Gaia, a que SANTO ANDRÉ DE CANIDELO pertence, já existiam no período neolítico  e têm forte implantação da romanização, como o provam instrumentos de pedra polida e picos asturienses, encontrados entre Canidelo (Lavadores) e Valadares.

Dezenas de mamoas falam do período megalítico; cerâmicas marcam o do bronze e numerosos castros são indícios da Idade do Ferro.

Serão os romanos que, a partir do séc. 1, organizam e romanizam as populações dos  castros. Não é desconhecida a existência de um castro em Canidelo, como o comprova a sua toponímia.

LER +

Contactos

Telefone:  227 718 230

Email:  geral@canidelo.net

Morada:  R. Antonio Ferreira Braga Junior     4400-364 Canidelo - V. N. Gaia

© 2014 Canidelo - All Rights Reserved.

by           .....

Submitting ...

The server encountered an error.

Email received.

PARQUE CAMPISMO (CAMPING)

LOCALIZAÇÃO
(
WHERE WE ARE)

N  41º 07' 17''
W -08º 39' 40''