Na margem esquerda do Rio Douro, junto à sua foz, marginada pelo Oceano Atlântico, situa-se a antiga Vila de Canidelo que dista 5 quilómetros da sede do concelho, Vila Nova de Gaia, e é hoje uma das freguesias da cidade e uma das 24 do concelho de Gaia.
Faz parte da Província do Douro Litoral, mas já o foi do Alto Douro e, em 1747, era da Beira Alta.
Do Cabedelo até à Praia da Madalena, emolduram-se as praias de Lavadores e de Salgueiros, outrora frequentadas somente pelos mais abastados que a elas se dirigiam em formosas carruagens, sobressaindo os colonos ingleses que por ali se fixam e até darão o seu nome a algumas das actuais ruas, como veremos...
LER +
Canidelo, como todo o território nacional, foi, durante muitos séculos, apenas um meio agrário, embora com alguma indústria caseira e um comércio singelo, a principio de trocas e, mais tarde já com o uso da moeda corrente.
A urbanização, a que acima nos referimos, veio arrefecer a agricultura, quer pela industrialização e pelo comércio, quer ainda pela construção de imóveis, a ocuparem os terrenos férteis.
Documentos antigos falam da existência de uma agricultura com certa pujança, pois muitas das suas terras eram frequentemente transaccionadas, por troca, escambo, aprazamento e venda.
LER +
Nos nossos dias, Canidelo já não é um manto de retalhos, constituída por vários lugares, mas um serpenteado de ruas, ruelas e ilhas, tudo ligado já sem um cunho próprio.
É interessante conhecer o significado de alguns dos locais e das ruas desta vetusta terra de ruelas estreitas, outrora só para o gado e para os carros de bois e agora marcadas pelos modernos transportes e por um movimento desusado, em contradição com o antigo sossego.
Almeara ou Alumiara - Este nome pode vir do verbo latino - luminare, com o protéstico, e seria o local onde se colocavam os fachos para a orientação e defesa da navegação;
LER +