A Delimitação da Freguesia
O Nosso Património Histórico
Os Simbolos Heraldicos da Freguesia
O território é a porção do espaço geográfico definida por relações sociais e administrativas.
O território não deve ser necessariamente entendido na escala nacional e em associação com a figura do Estado. Territórios existem e são construídos nas mais diversas escalas e a sua origem está ligada às características geográficas, históricas e culturais de determinado grupo social que procura consolidar seu domínio sobre a área territorial que ocupa, ao mesmo tempo em que estabelece fronteiras que delimitam o espaço onde procura exercer sua influência.
Canidelo não é rica em monumentos de valia, quer por falta de recursos dos habitantes, quer pelo camartelo do progresso, destruidor de belezas naturais e de edifícios históricos.
- A sua Igreja, é singela, harmoniosa, de linhas simples, mas valiosa no seu espólio imaginário, com imagens do séc. XVII, em madeira, como o Padroeiro, Santo André.
- A Capela de S. Paio pertence às Irmãs Oblatas do Coração de Jesus ...
- Capela de Santo António, situada junto ao lavadoiro público e ao Salão Paroquial.
- Capela de Nossa Senhora do Amparo ou Capela do Brandão ou de Lavadores.
- A Capela da Seca, dedicada a S. Pedro.
- A Nossa Senhora da Guia, pertença de um particular, com muitos devotos.
- O Santuário da Rua do Meiral
LER +
Escudo de prata, aspa de vermelho ou cruz de Santo André, acompanhada em Chefe de uma espiga de milho de ouro, folheada a verde e nos flancos, de um morango vermelho com pedúnculo de verde, pé ondeado de três tiras azul, prata e verde, coroa mural de prata, três torres, listel branco com a legenda a negro em maiúsculas: CANIDELO - VILA NOVA DE GAlA.
- A aspa vermelho, constitui uma alusão ao apóstolo SANTO ANDRE, orago desta terra e venerado pelas suas gentes.
- A espiga de milho de ouro folheada a verde e os morangos vermelhos com pedúnculo verde, simboliza a tradição e riqueza agrícola desta terra.
LER +